NOTÍCIA | STARTUP

Comunidade StartUp explica como funciona esse modelo de negócio

Membros se reuniram com diretor do Parque Tecnológico de Mato Grosso nessa semana

Por: Soraya Medeiros | Secitec
Publicado em 11 de Fevereiro de 2019 , 11h10 - Atualizado 11 de Fevereiro de 2019 as 11h15


Caroline Vaez

O coordenador do Parque Tecnológico de Mato Grosso, Rogério Nunes, recebeu  nesta semana representantes da comunidade de startups de Mato Grosso para discutir as possibilidades que elas oferecem para a sociedade.

Ainda há muitas dúvidas sobre como esse modelo de negócio funciona e Rogério explica que a grande missão desses empreendedores é encontrar a solução para um problema. “É impossível falar sobre as características das startups sem mencionar a inovação. É esse o diferencial em relação ao mercado tradicional e que motiva o crescimento das que alcançam o sucesso”.

O propósito da comunidade Startup-MT é fortalecer o ecossistema, promovendo e apoiando ações na área e que ajudem novos empreendedores a tirar suas ideias do papel. Para quem se interessou sobre o assunto, os próprios membros da comunidade respondem os principais questionamentos sobre a área.

  1. O que é startup?

Fernando Pscheidt (Setor Startup/SEBRAE): São empresas inovadoras com foco em atender a uma dor (problema) da sociedade ou segmento de mercado, atuando de forma enxuta e acelerada, em cenários de extrema incerteza. O objetivo de uma startup é sempre fazer algo que foge do comum e pode assegurar bom lucro em espaços de tempo mais curtos do que o esperado em ciclos de desenvolvimento de outros tipos de negócio.

  1. O que é necessário para começar uma startup?

Carlos Magno (Comunidade Roncador Valley): Uma visão empreendedora com capacidade de reconhecer uma oportunidade para resolver um problema real em um grande mercado e um tempo diverso e complementar capaz de tornar isso possível.

  1. Quais as principais características de uma startup?

Caroline Vaez (Comunidade StartupMT): Tecnologia na solução, ser repetível (capaz de entregar repetidamente o mesmo produto ao mercado de maneira potencialmente ilimitada). Também é fundamental que seja escalável (capaz de crescer em receita sem que os custos de operação também cresçam). Além disso, ter flexibilidade, rapidez, adaptabilidade (funcionar em condições de extrema incerteza), e capacidade de abraçar os erros (não insistir nos erros, mas ver aprendizados e oportunidades neles).

  1. Que tipo de empresa pode ser considerada uma startup?

Caroline Vaez (Comunidade StartupMT): Uma empresa inovadora com negócio escalável e repetível, que resolva alguma problema latente.

Carlos Magno (Comunidade Roncador Valley): Empresas cujo modelo de negócio seja capaz de levá-la um alto valor de mercado num curto espaço de tempo. No Brasil, por exemplo, o tempo necessário estimado hoje para se atingir US$ 1 bi é de cinco anos.

  1. Qual é a sua opinião sobre as startups em Mato Grosso?

Caroline Vaez (Comunidade StartupMT): Comparando Mato Grosso a outras comunidades de startups brasileiras mais maduras como a ZeroOnze (SP), Startup SC (Florianópolis) e San Pedro Valley (Belo Horizonte/MG), ainda estamos engatinhando. De um último levantamento realizado em parceria com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups) das 54 startups que temos em Cuiabá, 26 estão nas fases de ideação e validação, cinco na fase de tração, e só uma na fase de scaleup. Para um ecossistema novo não estamos mal. Ou seja, temos potenciais, o que nos faltam é um melhor envolvimento de comunidade.

  1. Em quais segmentos o Estado precisa investir?

Caroline Vaez (Comunidade StartupMT): O Estado precisa incentivar não apenas criação de mais startups, mas melhorar condições para estabelecimento e escalabilidade de startups que impactem diretamente o setor principal mato-grossense que é o agronegócio. Mas, vejo também potencial em outros setores, como: Educação, IoT, blockchain, Telecom e Fintech.

  1. Como funciona esse mercado no Brasil?

Fernando Pscheidt (Setor Startup/SEBRAE): Por ser um país grande, cada região tem suas particularidades. Os melhores exemplos são Minas Gerais e Santa Catarina, pois conseguiram criar ecossistemas favoráveis para este tipo de negócio. Cada instituição seja pública ou privada tem seu papel definido, cabendo às startups a força de vontade de ir atrás e fazer acontecer.

  1. Como abrir uma startup sem ter muito capital?

Vitoriano Ferreiro (Comunidade StartupMT): Você ter uma startup, significa ser empreendedor, fazer acontecer, então basicamente você consegue começar trabalhando com seus sócios, cada um em sua casa ou nos finais de semana (tempo livre inicialmente), a famosa lenda das startups de garagem. Hoje com a disponibilidade de muitos serviços e informação na internet, você consegue sem sombras de dúvida iniciar uma startup com zero de recurso, bastando apenas ter vontade e comprometimento.

  1. Quais dicas são indispensáveis para o sucesso?

Vitoriano Ferreiro (Comunidade StartupMT): Não existe uma fórmula para o sucesso, um passo de cada vez, e caso alguém diga que existe desconfie. O que temos são características que ajudam nesse caminho durante a startup, como dizem, você pula de um avião com a ideia de construir um paraquedas e precisa fazê-lo antes de aterrissar. O que vemos em pessoas, que participam de startups ou empresas inovadoras são traços de força de vontade, persistência, curiosidade em descobrir uma forma de resolver algo de forma nova, ou com outra visão, e de forma geral ser empreendedores, não importa onde estejam.

  1. Qual a diferença de incubadoras e aceleradoras?

Carlos Magno (Comunidade Roncador Valley): Uma incubadora tem o objetivo de estruturar melhor uma ideia e o produto/serviço, além de oferecer capacitação empreendedora para melhor gestão do negócio. Neste modelo, normalmente não há participação societária (equity) nem aporte financeiro. Já a aceleradora dispõe de um montante de recurso em troca de uma porcentagem do negócio. O objetivo aqui é ajudar o crescimento acelerado da empresa e conectar os sócios com investidores para um novo round (rodada) de investimento ou mesmo fazer o “exit”, quando ocorre a venda da startup para uma outra empresa.

  1. Quais as regras para desenvolver uma startup bem-sucedida?

Caroline Vaez (Comunidade StartupMT): Não há regras, uma das características mais importantes de empreendedores bem-sucedidos é a resiliência. Algumas startups estão construindo novos mercados, novas tecnologias e novas tendências, que podem levar tempo até se tornarem realidade. Os times que lidam bem com o fracasso, que estão preparados para adaptar sua estratégia e trabalhar incansavelmente, são os que provavelmente conseguirão construir grandes empresas.

Para mais informações acessar o site: https://www.startupmt.com.br.

Sicredi
Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br