NOTÍCIA | TE CUIDA MORAES
EUA criticam Brasil por multas a redes sociais e aprovam projeto contra Alexandre de Moraes
Críticas às sanções contra redes sociais
Por:
MSN
Publicado em
27 de Fevereiro de 2025 ,
05h19
- Atualizado 27 de Fevereiro de 2025 as 05h25
O governo dos Estados Unidos, que não esconde a influência de Elon Musk, criticou nesta quarta-feira (26/2) as multas aplicadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a empresas de redes sociais, como X e Rumble. O Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental, órgão do Departamento de Estado americano, afirmou que penalizar plataformas sediadas nos EUA por não censurar usuários é “incompatível com os valores democráticos”.
A declaração, publicada no perfil oficial do escritório no X, foi replicada pela embaixada dos EUA no Brasil e direcionada ao governo brasileiro. “O respeito à soberania é uma via de mão dupla com todos os parceiros dos EUA, incluindo o Brasil. Bloquear o acesso à informação e impor multas a empresas sediadas nos EUA por se recusarem a censurar indivíduos que lá vivem é incompatível com os valores democráticos, incluindo a liberdade de expressão”, afirmou o órgão.
Decisões do STF e reação das plataformas
Embora países como China, Rússia e Irã, entre outros, proíbam totalmente as redes sociais americanas, as sanções mencionadas na declaração americana fizeram referência explícita às decisões do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Na última semana, Moraes determinou a suspensão da plataforma Rumble no Brasil após o descumprimento de ordens judiciais, incluindo o pagamento de uma multa. A empresa é investigada por permitir a veiculação de conteúdos de Allan dos Santos, influenciador bolsonarista acusado de disseminar desinformação e ataques contra instituições democráticas.
MAIS NOTÍCIAS