NOTÍCIA | OPERAÇÃO DA PF

PF cumpre mandado em MT, bloqueia 16 fazendas, R$ 116 milhões e 10 mil cabeças de gado

Fazendeiro grilou 21 mil hectares da União e causou verdadeira devastação na Amazônia

Por: ABronca Popular
Publicado em 03 de Agosto de 2023 , 07h01 - Atualizado 03 de Agosto de 2023 as 07h42


Reprodução

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira a Operação Retomada com o objetivo de desmantelar um esquema criminoso que envolve invasão de terras da União e desmatamento para criação de gado na região da Floresta Amazônica, segundo reporta o Folhamax.

Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Novo Progresso, no Pará, e Sinop, em Mato Grosso, após investigações iniciadas pela PF em Santarém/PA.

O inquérito policial revelou que o grupo criminoso utilizava cadastros fraudulentos no Cadastro Ambiental Rural, em nome de terceiros, para desmatar áreas próximas às suas propriedades.

A intenção era proteger os verdadeiros responsáveis pela exploração ilegal, transferindo processos criminais e administrativos para os participantes sem patrimônio.

Até o momento, a investigação identificou que o grupo se apossou de mais de 21 mil hectares de terras da União, e o desmatamento já ultrapassou 6,5 mil hectares de floresta, equivalente a quase quatro Ilhas de Fernando de Noronha/PE.

Os danos ambientais se agravam pela ocupação de áreas próximas a terras indígenas e unidades de conservação. O líder do grupo já foi autuado 11 vezes e recebeu seis embargos do Ibama por irregularidades.

Perícias da PF também apontam danos ambientais em terras indígenas, como a Terra Indígena Baú.

A Justiça determinou o bloqueio de R$ 116 milhões, valor mínimo estimado dos recursos florestais extraídos e para recuperação da área atingida.

Além disso, foram realizados o sequestro de veículos, 16 fazendas e imóveis, e a indisponibilidade de 10 mil cabeças de gado.

As investigações seguem em andamento, e a operação representa um importante passo no combate aos crimes ambientais na região amazônica.

Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi
Soluti - Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br