NOTÍCIA | ENSINO SUPERIOR

Candidatos terão acesso ao resultado do Enem hoje.

O resultado do Enem pode ser conferido no site do Inep, responsável pela aplicação da prova, na página do participante e no aplicativo do Enem.

Por: Da Reportagem - Diário de Cuiabá
Publicado em 17 de Janeiro de 2020 , 16h17 - Atualizado 17 de Janeiro de 2020 as 16h32


Arquivo show de noticias

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza, hoje (17), as notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Em Mato Grosso, foram mais de 96 mil candidatos inscritos, sendo que, no segundo domingo de realização da prova, em novembro do ano passado, o percentual estadual de abstenção foi de 34,2%. Os aprovados poderão usar a nota para concorrer a uma das 6.098 vagas ofertadas pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a maior e principal instituição pública de ensino superior do estado.

O resultado do Enem pode ser conferido no site do Inep, responsável pela aplicação da prova, na página do participante e no aplicativo do Enem. Para acessar, é necessário informar CPF e senha. O Inep orienta os participantes a conferirem o acesso com antecedência para não frustrar a expectativa. “O sistema do Enem permite a recuperação da senha para quem não lembra qual está cadastrada. No caso do participante que não tem mais acesso ao e-mail registrado, é possível fazer a troca do endereço eletrônico. Atualizar os dados é importante para consultar as suas notas”, frisou.

Assim, o candidato deve acessar a página do participante no endereço enem.inep.gov.br ou no seu aplicativo Enem. Após, responder ao desafio de segurança proposto pela Nanda, a personagem digital. Conforme o Inep, o desafio é importante para evitar o acesso de robôs. Em seguida, informar o seu CPF e inserir a senha.

“Caso você não se lembre da senha registrada na inscrição, clique no link “Esqueci minha senha”, que está logo abaixo do campo de preenchimento. “O sistema vai pedir para o usuário escolher se a senha cadastrada será enviada para o e-mail registrado durante a inscrição ou se quer alterar o e-mail. O sistema dá uma pista para que o participante se lembre de qual e-mail foi cadastrado durante a inscrição”, destacou.

Vale reforçar que a UFMT utilizará as notas do Enem, conforme termo de adesão assinado junto ao Sistema Integrado de Seleção Unificada 2020 (SISU). No Diário Oficial da União (DOU), a UFMT publicou o edital que torna público o processo seletivo de estudantes para provimento de vagas nos cursos de graduação presencial para ingresso no ano letivo no primeiro e segundo semestre deste ano. Pelo edital, do total de vagas, 3.053 são para Cuiabá (61 cursos). As demais para Rondonópolis (22 cursos e 1.147 vagas), Sinop (11 cursos e 821 vagas), Araguaia (16 cursos e 762 vagas) e de Várzea Grande (5 cursos e 315 vagas).

As inscrições dos estudantes no SISU acontecem entre 21 e 24 de janeiro, com resultado divulgado no dia 28 do mesmo mês. Na UFMT, a pré-matrícula, que será realizada online, acontece entre 29 de janeiro e 04 de fevereiro. Além destas fases, todos os candidatos que com a pré-matrícula homologada deverão comparecer ao setor de registro escolar do respectivo campus em que o curso é ofertado, para validação com o original dos documentos apresentados para comprovação da conclusão do ensino médio (certificado ou diploma de conclusão do ensino médio e o histórico escolar devidamente registrado).

Também deve ficar atento a documentação e comprovação em relação às vagas destinadas às ações afirmativas. “Compete exclusivamente ao candidato se certificar de que cumpre os requisitos estabelecidos pela UFMT para concorrer às vagas de ações afirmavas reservadas em decorrência do disposto na Lei nº 12.711/2012, Resolução Consepe nº 136 de 14 de outubro de 2019 e na Lei 13.409, de 28 de dezembro de 2016, sob pena de, caso selecionado, perder o direito à vaga”, traz o edital.

O Enem avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. Os participantes fazem provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que, ao todo, somam 180 questões, além da redação.

TREINEIROS - Os resultados dos participantes que fizeram o Enem 2019 para autoavaliação de conhecimentos, os chamados “treineiros”, poderão acessar suas notas em março, conforme determinado no edital do Enem 2019. Na mesma data, será liberado o acesso ao espelho da redação. A vista pedagógica da folha de redação permite ao participante conhecer o seu desempenho nas cinco competências avaliadas.

Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi
Faculdade Anhanguera
Soluti - Exatas Contabilidade
Jumasa
RC Sistemas
Judô




MAIS NOTÍCIAS


Inviolável



Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2020 © showdenoticias.com.br