NOTÍCIA | EXTINÇÃO DE MUNICÍPIOS

Blairo Maggi é contra extinção de municípios em Mato Grosso

O ex-ministro citou municípios possíveis de serem extintos na região Sul do País, aos quais ficam muito próximos um dos outros. Já em Mato Grosso, os municípios são extremamente distantes

Por: FELIPE LEONEL
Publicado em 21 de Novembro de 2019 , 07h25 - Atualizado 21 de Novembro de 2019 as 07h28


Gilberto Leite | OEMT
O ex-governador do Estado Blairo Maggi afirmou que é preciso uma análise mais profunda sobre a possibilidade de extinção de 34 municípios do Estado, com população abaixo de 5 mil habitantes e que não possuem arrecadação própria acima de 10% em relação a arrecadação total.
 
A mudança está prevista nas reformas encaminhadas pela União ao Congresso.  
 
Segundo Maggi, que também é ex-senador e ex-ministro da Agricultura, a extinção dos municípios é viável na região Sul do País, em especial no Rio Grande do Sul, onde os municípios ficam entre 5 km a 10 km de distância um dos outros. Em Mato Grosso, entretanto, a densidade de municípios é muito inferior.
 
"O problema da lei brasileira é que só uma para o Brasil inteiro. Quando você vai para o Rio Grande do Sul, Paraná, e o gaúcho velho sabe disso, a cada 10, 5km tem um município de 2, 3 mil habitantes com todo custo que requer um município. Sob esse prisma, está totalmente fazer isso", disse.
 
Em contraponto, o ex-ministro citou cidades no Estado do Pará e em Mato Grosso, aos quais possuem distritos de até mil km de distância das sedes dos municípios a exemplo do Distrito Castelo dos Sonhos, que fica há mais de mil km da sede, Altamira no Pará. Em MT, Blairo Maggi citou o distrito Vila dos Baianos.
 
"A gente brica e chama do [Vila do] Baile de tão longe que é, está a 300 e poucos quilômetros de São Félix do Araguaia. A gente deveria ter um pouco mais de olhar para saber o que pode tirar e o que tenho a obrigação, inclusive de construir outros municípios", concluiu.
Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade
Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br