NOTÍCIA | CPI DA PANDEMIA

Deputado Lúdio Cabral propõe CPI da Pandemia em Mato Grosso

Objetivo da CPI é investigar ações e omissões do governo estadual que levaram Mato Grosso a ter a maior mortalidade por covid-19 do país

Por: Laíse Lucatelli Assessoria Lúdio Cabral
Publicado em 11 de Agosto de 2021 , 16h34 - Atualizado 11 de Agosto de 2021 as 16h39


Reprodução

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) apresentou requerimento para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar por que Mato Grosso é o estado com maior mortalidade por covid-19 no país. Mato Grosso tem 367 mortes por covid a cada 100 mil habitantes, segundo dados do painel epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde da segunda-feira (9). Lúdio começou a coletar assinaturas de apoio e a primeira foi do deputado Valdir Barranco (PT). Para instalar uma CPI, são necessárias assinaturas de oito deputados, o equivalente a um terço da Assembleia Legislativa.

“O objetivo dessa CPI é investigar as ações e omissões do Estado de Mato Grosso no enfrentamento da pandemia que nos fizeram ser o primeiro estado em mortalidade por covid-19. No início da pandemia, o governo estadual dizia que o coronavírus não provocaria grande impacto em Mato Grosso por causa do calor, da população pequena e da baixa densidade populacional. Por que, depois de 16 meses, Mato Grosso é o estado em que mais pessoas morreram proporcionalmente por covid-19?”, disse Lúdio.

Médico sanitarista, Lúdio observou que Mato Grosso atingiu um platô elevado de 1,2 mil casos novos de covid por dia em janeiro deste ano e desde então se manteve num patamar elevado, com piora da situação em março e abril, quando houve colapso total do sistema de saúde. Desde o início da pandemia, em março de 2020, Lúdio vem acompanhando a evolução da covid-19 em Mato Grosso, e fez diversas recomendações ao governador e autoridades sanitárias sobre as medidas que deveriam ser tomadas para conter a transmissão e organizar o sistema de saúde, por meio de ofícios, requerimentos e projetos de decreto legislativo.

Porém, as medidas adotadas pelo governo foram tardias e insuficientes, explicou Lúdio. Ele citou como exemplo a flexibilização das medidas de isolamento social de forma precipitada e o retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino antes da imunização completa dos trabalhadores da Educação, com a circulação da variante delta que escapa à imunidade da 1ª dose de vacina, sem adequação da estrutura física das escolas e sem fornecimento de máscaras PFF2.

“De precipitação em precipitação, de erro em erro, de medidas que deveriam ser tomadas e não foram tomadas, de omissão em omissão, de ação em ação, nós chegamos nesse cenário tão triste para nosso Estado que é ser o primeiro em mortalidade por covid. Precisamos de resposta de por que chegamos a esse ponto e é isso que nós queremos buscar. Com a CPI, poderemos ter acesso a banco de dados e informações que hoje não temos”, explicou Lúdio.

“Da mesma forma que a CPI da Pandemia no Senado, a partir de um fato determinado, abriu um leque de investigação, temos que abrir um leque aqui também. A partir do fato determinado, de descobrir por que Mato Grosso é pior estado do país em mortalidade por covid-19, iremos investigar omissão de medidas sanitárias que deveriam ser tomadas no momento certo na forma certa, mobilização inadequada do sistema de saúde para enfrentar a covid, adoção de medidas e ações ineficazes para esse enfrentamento, lentidão na vacinação, taxa de mortalidade nas UTIs do estado, gestão de recursos públicos e fatos noticiados recentemente envolvendo negociação de vacina”, completou.

A possível negociação de vacinas com sobrepreço veio à tona em matéria da TV Centro América na semana passada, que exibiu e-mails e conversas de WhatsApp obtidas pela CPI da Pandemia no Senado com a apreensão do celular de Luiz Paulo Dominguetti. As mensagens de Dominguetti citam a intenção de vender cada dose de vacina ao Estado de Mato Grosso por 14 dólares e pagar “comissão” de 1 dólar aos compradores e 1 dólar aos intermediários da venda da vacina.

Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi
Exatas Contabilidade
Soluti - Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br