NOTÍCIA | ELEIÇÕES SUPLEMENTARES

Eleições Suplementar: nesta sexta-feira (30/07) acontece o sorteio das urnas que serão auditadas

O sorteio será transmitido ao vivo e na íntegra no canal do TRE no YouTube.

Por: Assessoria de imprensa do TRE-MT
Publicado em 30 de Julho de 2021 , 08h38 - Atualizado 30 de Julho de 2021 as 08h42


Reprodução TRE-MT

Nesta sexta-feira (30/07), às 9 horas, acontecerá o sorteio das urnas de Acorizal, Matupá e Torixoréu que, no domingo (1º de agosto), passarão pela Auditoria da Votação Eletrônica (Votação Paralela). O sorteio acontecerá no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso e será transmitido ao vivo e na íntegra no canal do TRE no YouTube. (Acesse aqui). O cidadão poderá acompanhar os trabalhos na Internet ou presencialmente.

A Votação Paralela funciona como uma auditoria das urnas eletrônicas e é realizado em todas as eleições gerais e municipais, no entanto, em Mato Grosso, é a primeira vez que será adotado em eleições suplementares municipais. A determinação de sua realização partiu do presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, no intuito de garantir maior transparência do processo.

Todo o processo da Votação Paralela será transmitido, sem cortes e ao vivo, pelo canal do TRE-MT no YouTube. Nestas eleições suplementares, a TV Assembleia do Estado de Mato Grosso atuará como parceira nessa transmissão. Ela fornecerá equipamentos (filmadoras) e corpo técnico para seu adequado manuseio.

Entenda a Votação Paralela:

Nesta sexta-feira (30/07) serão sorteadas duas urnas de cada município: Acorizal, Matupá e Torixoréu. No entanto, apenas uma urna de cada município será utilizada na Votação Paralela, as outras três urnas serão auditadas nas seções eleitorais para a verificação da autenticidade e integridade dos sistemas nelas instalados.

As urnas sorteadas para a Votação Paralela, que já se encontram no município e preparadas para a eleição, ou seja, foram objeto de carga de dados dos candidatos e lacre, serão recolhidas e encaminhadas ao TRE-MT para serem auditadas. Desde o recolhimento até o término da Votação Paralela, as urnas são acompanhadas por um policial, em tempo integral. O objetivo é garantir que ninguém tenha acesso aos equipamentos.

No domingo (1º de agosto), as três urnas serão utilizadas para votação. Servidores, que atuarão como eleitores, votam nos equipamentos no mesmo horário da votação oficial, que é das 7 às 17hs. Todo voto é filmado na integra com captação da tela da urna. Ao término da votação, os votos são totalizados, e é possível demonstrar que o resultado fornecido pela leitura do card da urna condiz exatamente com o que foi inserido pelos “eleitores”.

Além da transmissão ao vivo da Votação Paralela, são convidados a acompanhar in loco todas as fases do procedimento, representantes dos partidos políticos, das coligações, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Ministério Público, imprensa e demais cidadãos interessados. Para isso basta solicitar o credenciamento. 

Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade
Sicredi
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br