NOTÍCIA | TECNOLOGIA

Energisa adquire equipamento inédito que evita que clientes sejam desligados

Como é um projeto inédito, o Barramento Móvel será apresentado em seminários do setor elétrico, especialmente nos SENDI

Por: Gerência de Comunicação e Marketing da Energisa
Publicado em 14 de Março de 2018 , 05h24 - Atualizado 14 de Março de 2018 as 05h30


Gerência de Comunicação e Marketing da Energisa

Entrou em operação em Mato Grosso na sexta-feira (09) mais um equipamento inédito no segmento de distribuição de energia no Brasil. Construído sob encomenda para a Energisa, o Barramento Móvel de Média Tensão atuará evitando que clientes da empresa fiquem sem energia quando ocorrerem manutenções programadas e de emergência em barramentos de subestações.

Esse é o terceiro equipamento pioneiro que a Energisa Mato Grosso realiza no setor elétrico. O primeiro foi a subestação móvel fragmentada, que entrou em operação em 2015 e o segundo foi o Compensador Síncrono Rotativo, que começou a atuar em 2017. Para esse novo projeto, o investimento da empresa foi de R$ 3,8 milhões. Os 3 equipamentos trouxeram benefícios significativos para os clientes da Energisa Mato Grosso.

O equipamento, que foi produzido pela empresa WEG, é montado em uma prancha de 17,5 por 3,0 metros, contendo conexão com transformador e com alimentadores 34,5x13,8 kV. Possui sistema de automação completo para comando e supervisão remoto no Centro de Operações da Energisa Mato Grosso.

Luciano Vogel, gerente do departamento de manutenção de Subestação e Linhas de distribuição de Alta Tensão, conta que a ideia surgiu da necessidade de encontrar alternativas para evitar que o cliente ficasse sem energia nas manutenções em barramentos.

“Algumas subestações em Mato Grosso são muito antigas e foram construídas de maneira que impossibilita a manutenção convencional e trabalho em linha viva. Sem essa opção, começamos a fazer estudos e análises que nos levaram a esse projeto inédito”, relata Luciano.

O equipamento foi ligado ontem pela primeira vez na subestação de Nobres. Até então, para fazer uma manutenção em um barramento era preciso desligá-la inteira, fazendo com que milhares de clientes ficassem sem energia. Nesta sexta, por exemplo, quatro circuitos da região de Nobres seriam desligados para a manutenção atingindo 9.824 clientes porém, com o Barramento Móvel, nenhum foi desligado. E na próxima instalação, prevista na cidade de Cáceres, serão 22.492 clientes beneficiados.

“Manutenção no sistema elétrico é vital para se obter confiabilidade e continuidade dos serviços, porém em muitos casos ainda é necessário promover desligamentos de muitos clientes para implementar benefícios ao sistema. Este equipamento, para este tipo de manutenção em subestação, evita estes desligamentos. O Barramento Móvel surgiu pela preocupação que nosso corpo técnico e de Gestão tem em oferecer conforto e segurança para todos os clientes da Energisa Mato Grosso”, diz o Amaury Damiance, diretor-presidente da Energisa Mato Grosso.

Como é um projeto inédito, o Barramento Móvel será apresentado em seminários do setor elétrico, especialmente nos SENDI (Seminário Nacional de Distribuição), onde todas as concessionárias do País apresentam suas melhores práticas com a intenção de promover o benéfico para todos os consumidores de energia do País.

Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi
Soluti - Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br