NOTÍCIA | INTERNET PARA TODOS

Fávaro visitará municípios para informar sobre inclusão ao programa

O vice-governador visitará, nesta semana, 8 municípios da região Alto do Teles Pires para repassar informações sobre o programa que possibilitará internet com conexão em banda larga

Por: Andréia Sversut | Vice-governadoria
Publicado em 06 de Fevereiro de 2018 , 07h23 - Atualizado 06 de Fevereiro de 2018 as 07h29


Foto - Fernando Rodrigues

A partir deste ano, municípios mato-grossenses que não possuem acesso à internet ou contam com prestação de serviço ineficaz, poderão contar com o programa do governo federal ‘Internet para Todos’. Para informar como se dará a inclusão dessas cidades, o vice-governador Carlos Fávaro, visitará, nesta semana, 8 municípios da região Alto do Teles Pires. O programa, que disponibilizará conexão em banda larga, foi lançado em Cuiabá pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, em dezembro de 2017.

Para Fávaro, apesar de Mato Grosso ser um estado com destaque na produção agrícola em nível mundial, ainda é necessário avançar muito na área de tecnologia da informação e comunicação.

“Esse programa será um marco no desenvolvimento para o nosso estado e, não somente para a economia, mas para as oportunidades que se abrirão para os milhares de cidadãos mato-grossenses, que se beneficiarão diretamente com o acesso para estudos e qualificações profissionais”, garantiu.

Fávaro explicou, ainda, que a Vice-governadoria deu início ao processo e cadastrou os municípios junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). “A nossa ida para o interior será para explicar e esclarecer dúvidas sobre como se dará a inclusão ao programa. Para participar, os municípios deverão firmar um termo de adesão com o Ministério, no qual indicarão as localidades para atendimento. Após a adesão, as Prefeituras deverão disponibilizar uma área para que a antena, cedida pelo governo federal, possa ser instalada”, disse ele.

O termo de adesão definirá as obrigações do município, como a garantia de infraestrutura básica para a instalação dos equipamentos de conexão e a aprovação pelas Câmaras Municipais da dispensa da cobrança de Imposto Sobre Serviços (ISS). Para ter acesso, o cidadão pagará uma taxa bastante reduzida comparado aos valores praticados no mercado, já que além de ser um programa de cunho social, a empresa que atender as localidades terá garantias e isenções oferecidas pelo governo federal.

Na quarta-feira (07.02), Fávaro inicia as visitas no município de Santa Rita do Trivelato. No mesmo dia, segue para o distrito de Água Limpa e Lucas do Rio Verde. Na quinta-feira (08), será a vez do distrito de Primaverinha, Sorriso e Santa Carmem. Já no último dia de viagem, sexta-feira (9), o vice-governador visitará as Prefeituras dos municípios de Sinop, Cláudia e União do Sul.  

SATÉLITE - No Brasil há mais de 30 mil localidades sem a conexão ou com prestação inadequada de serviço para acesso à internet. Como parte do esforço do governo federal para ampliar o acesso à internet em banda larga no país, a Telebrás, por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), atuará na implantação do Internet para Todos. O satélite será utilizado para prover conexão, especialmente nas regiões mais remotas.

Lançado em maio de 2017, o equipamento tem capacidade para cobrir toda o território brasileiro. É o primeiro satélite geoestacionário do país de uso civil e militar. O projeto é fruto de uma parceria entre o MCTIC e o Ministério da Defesa, com investimentos estimados em R$ 2,7 bilhões.

Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi
Exatas Contabilidade
Soluti - Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br