NOTÍCIA | OLHOS DA MATA

Mesmo com pandemia, MPMT combate desmatamento ilegal

Após mais de duas horas caminhando a pé, uma vez que o local era de difícil acesso, os policiais militares localizaram o dano ambiental indicado pelo Ministério Público

Por: Assessoria de imprensa do TRE-MT
Publicado em 03 de Abril de 2020 , 07h00 - Atualizado 03 de Abril de 2020 as 07h04


Reprodução TRE-MT
A pandemia do coronavírus paralisou dezenas de atividades e serviços em Mato Grosso. Mas o meio ambiente não pode esperar. Por isso, integrantes do Ministério Público do Estado e parceiros do projeto Olhos da Mata continuam trabalhando ativamente no combate ao desmatamento ilegal em Itiquira (a 357 km de Cuiabá) e outras comarcas em que o projeto é executado. Os primeiros casos deste ano de alteração significativa da cobertura vegetal indicada por tecnologia de sensoriamento remoto foram registrados recentemente.
 
“Mesmo com o coronavírus, o Ministério Público, a Polícia Militar de Proteção Ambiental e a equipe do projeto Olhos da Mata estão trabalhando para coibir o desmatamento ilegal. Aliás, a circunstância do desmatamento ilegal ser praticado aproveitando-se o agente da situação de pandemia agrava ainda mais a conduta, inclusive porque as queimadas causam doenças respiratórias”, declarou o promotor de Justiça Claudio Angelo Correa Gonzaga.
 
Conforme o promotor, é permanente o monitoramento de alertas como o GLAD e o VIIRS (disponíveis na plataforma Global Forest Watch), em  tempo próximo ao real das ocorrências. Outros trabalhos que não param são a identificação do proprietário do imóvel, elaboração de relatório técnico, expedição de notificação para o suposto autor do fato e diligências (vistorias) nos locais indicados em caso de detecção de alerta.
 
Em março deste ano, 33 alertas GLAD indicaram desmatamento ilegal em um imóvel na zona rural de Itiquira, o que gerou uma requisição de diligência no local à 2ª Companhia de Polícia Militar de Proteção Ambiental de Rondonópolis. Na terça-feira (31), policiais militares foram até a propriedade indicada pelo Ministério Público. No entanto, mesmo com a presença dos policiais, o proprietário negou qualquer ação de desmatamento. 
 
Após mais de duas horas caminhando a pé, uma vez que o local era de difícil acesso, os policiais militares localizaram o dano ambiental indicado pelo Ministério Público, constatando inclusive desmatamento em área de preservação permanente. Em seguida, o responsável pelo desmatamento foi conduzido à Delegacia para lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência e adoção das medidas legais cabíveis.
Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi
Exatas Contabilidade
Soluti - Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br