Secretaria de Saúde de MT investiga suspeita de dois casos de gripe aviária em humanos
Já foram feitas as coletas de amostras dos pacientes, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.
A Secretaria de Saúde de Campinápolis, junto à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), está monitorando nove pessoas que tiveram contato com aves diagnosticadas com gripe aviária. Dentre os monitorados, duas pessoas estão com suspeita de contaminação.
Nas redes sociais, a enfermeira Suelen Cequinel, coordenadora da Vigilância em Saúde de Campinápolis, afirmou que as medidas necessárias estão sendo tomadas. "Já foi iniciado todo o protocolo, todo o manejo clínico. Foi realizada a notificação, iniciado o tratamento, feita a coleta de amostras e, assim que os resultados forem divulgados, os casos serão classificados como confirmados ou descartados", disse.
A doença não é transmitida pelo consumo de frango ou ovos, mas pelo contato direto com animais infectados, com seus excrementos ou com trabalhadores que lidam com as aves.
Os sintomas mais comuns incluem febre, tosse, dor de garganta, secreção nasal e, em casos mais graves, falta de ar e pneumonia.
O monitoramento teve início após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária no Estado, no último sábado (07).
Nessa terça-feira (10), o Governo do Estado declarou estado de emergência zoosanitária por causa da doença.
Além disso, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) investiga um caso de gripe aviária em Cuiabá. A informação consta no sistema de divulgação de casos de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves.
MAIS NOTÍCIAS