NOTÍCIA | Berlim

O que se sabe até agora sobre 'provável ataque terrorista' com caminhão que matou 12 em Berlim

O que se sabe até agora sobre 'provável ataque terrorista' com caminhão que matou 12 em Berlim

Por: BBC Brasil
Publicado em 20 de Dezembro de 2016 , 10h43 - Atualizado 20 de Dezembro de 2016 as 10h43


Ao menos 12 pessoas foram mortas e 48 ficaram feridas nesta segunda-feira quando um homem conduzindo um caminhão avançou sobre um mercado de Natal em Berlim, na Alemanha.

Autoridades confirmaram ter sido um ato "intencional" e que estão investigando um "provável ataque terrorista".

Um homem foi preso, provavelmente o motorista do veículo. Outro foi encontrado morto dentro do caminhão, segundo a polícia. Abaixo, algumas respostas a perguntas que o "provável ataque" levanta:

 

O que aconteceu?

Por volta das 20h15 (horário local), o motorista jogou o caminhão contra o público em um dos momentos mais movimentados do mercado de Natal em Breitscheidplatz, perto do Kurfuerstendamm, a principal rua comercial do centro de Berlim, repleta de moradores locais e turistas.

O local fica ao lado da ruína da igreja Kaiser Wilhelm, que foi bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial e preservada como um símbolo dos horrores do conflito.

O caminhão de 25 toneladas carregava vigas de aço e teria arrastado tudo o que cruzou pela frente por cerca de 50 a 80 metros.

Quem é o motorista?

Citando fontes das forças de segurança, a mídia alemã disse que o motorista seria um paquistanês de 23 anos identificado como Naved B.

O porta-voz da polícia Winfried Wenzel disse que o suspeito foi detido a cerca de 2 km do local do ataque, após ter deixado o caminhão a pé e fugido na direção do Tiergarten, o parque que abriga o zoológico da cidade.

Uma testemunha que seguiu o motorista avisou a polícia.

O jornal Tagesspiegel disse que ele era conhecido pela polícia por crimes menores e não por vínculos com terrorismo.

Foi um ato extremista?

A polícia de Berlim confirmou nesta terça-feira que o caminhão avançou rumo à multidão "intencionalmente".

Uma testemunha, o britânico Mike Fox, disse à agência AP que o caminhão havia passado a cerca de três metros de onde ele estava parado no mercado e que, em sua opinião, "definitivamente foi uma ação deliberada".

O ministro do Interior, Thomas de Maizière, disse na TV que os serviços de segurança não tinham pistas de que os famosos mercados de Natal do país poderiam ser alvo de agressões por grupos islâmicos.

Políticos alemães evitaram chamar o incidente de ataque "terrorista" nas horas seguintes ao incidente, mas o governo afirmou que "muitas coisas apontam para isso".

O motorista agia sozinho?

A polícia também informou que um passageiro foi encontrado morto na cabine do caminhão. Mais tarde, soube-se que este era polonês. Suspeita-se que ele tenha sido vítima de um sequestro.

O caminhão está registrado na Polônia; segundo a agência de notícias AP, a polícia acredita que ele teria sido roubado de um canteiro de obras no país.

O dono da companhia de transporte polonesa que usava o veículo disse que não havia conseguido contato com o motorista original da unidade, também polonês, desde às 16h (horário local) de segunda-feira.

"Não sabemos o que aconteceu, é meu primo, o conheço desde que era criança, posso jurar por ele", disse o empresário Ariel Zurawski à agência de notícias AFP.

Quem são as vítimas?

As identidades do homem encontrado no caminhão e das outras 11 vítimas ainda não foram divulgadas. O porta-voz da chanceler Angela Merkel, Steffen Seibert, disse em sua conta no Twitter: "Estamos de luto pelos mortos e com esperança de que os vários feridos possam receber ajuda".

Enquanto o veículos dos serviços de emergência se apressavam para chegar ao local do ataque, a polícia de Berlim pediu ao público para evitar a região e ficar em casa.

Uma testemunha, o britânico Mike Fox, disse à agência AP que várias pessoas atingidas pelo veículo pareciam ter fraturas nos membros, enquanto outras ficaram presas embaixo dos destroços do mercado.

Outra testemunha, a australiana Trisha O'Neill, disse à Australian Broadcasting Corporation: "Apenas vi um grande caminhão preto cruzando o mercado em alta velocidade e esmagando muitas pessoas. Foi quando as luzes de apagaram e tudo foi destruído. Ouvi gritos, e todos ficamos paralisados. Então, as pessoas voltaram a se mover e a tirar as pessoas dos destroços, tentando ajudado quem estivesse sob eles".

Foi o primeiro ataque do tipo?

No início do ano, a Alemanha foi palco de ataques menores separados cometidos por militantes islâmicos - que causaram preocupação no país, principalmente após críticas de alguns setores de que o alto influxo de refugiados poderia permitir a entrada de combatentes do Estado Islâmico ou de outros grupos extremistas no país.

Dez pessoas foram mortas nestes ataques, nos Estados de Baviera e Baden-Wuerttemberg - com armas, bomba, machado e até facão -, e outras dezenas ficaram feridas.

O incidente de segunda-feira em Berlim lembrou o ataque com um caminhão no Dia da Bastilha em Nice, na França, em 14 de julho, quando 86 pessoas foram mortas. Na época, o grupo extremista autodenominado Estado Islâmico (EI) assumiu a autoria.

Tanto o EI quanto a Al-Qaeda disseram a seus seguidores para usarem caminhões em ataques contra multidões.

Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi
Exatas Contabilidade
Soluti - Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br